domingo, 28 de outubro de 2012

BANDINHA

Oficina: construindo o som
A realização desta oficina foi com a participação dos pais tanto na construção como na organização do material e o local necessário e ainda a participação especial do Senhor Castelo o qual trouxe seus instrumentos musicais, apresentando-os e em seguida cantou e tocou uma variedade de músicas conhecidas pelas crianças e pais e outras que ainda não conheciam inclusive músicas sertanejas.
A bandinha foi confeccionada com uma grande variedade de materiais de largo alcance como por exemplo: garrafas peti; latas de leite, mucilom, milho, regrigerante; cerveja e ervilhas; arame; tampas; madeira; copos de iorgute; tnt; mangueira e outros.
Foi uma tarde maravilhosa onde todos se divertiram e ao final o resultado foi surpreendente vejam só!








sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto: Amados animais e a Educação Infantil

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOSEFA DE ALMEIDA COSTA
Turma: Maternal I “A”
Gestora: Naira Caetano
Coordenadora pedagógica: Elisabete Dias
Secretária: Rosilene
Coordenadora de apoio: Neuda                                                              
Educadora regente: Vanilza Ribeiro
Educadoras auxiliares: Neuzely, Taísa, Ivone e Ana Caroline

Ano: 2012

Duração: 01/10 a 31/10/2012

PROJETO: AMADOS ANIMAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA: 
              Os animais despertam o interesse natural das crianças desta faixa 
etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. 

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os 
animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano 
(desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um 
importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.  
É desta forma que percebemos que tudo o que fazemos interfere no 
meio ambiente, desde o que comemos o que vestimos, onde moramos como nos 

relacionamos com plantas, animais e com os outros. É preciso entender 
a importância do meio em nossa vida. Por esta razão A total importância 
de se trabalhar este projeto.

HABILIDADES E COMPETêNCIAS:
  •   Identificar os diversos animais apontando para sua diversidade, principais características (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
  • Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  • Saber identificar: domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos e habitat dos animais.
  •   Preocupar-se com a preservação da natureza;
  • Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
  •  Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças).
CONTEÚDOS:
  •  Receitas;
  • Jogos diversos;

  • Datas comemorativas;
  •  Leituras diversas: Fábulas, poemas e poesias, histórias, informativas, adivinhas;
  •  Cores, vogais e números;
  •  Textura, tamanho, altura e comprimento, peso, Temperatura, Maior e menor;
  • Orientação espaço- tempo;
  • Numerais associados à quantidade (leitura e escrita);
  • Confecções de Painéis com animais em tangram;
  •  Dobraduras simples;
  • Partes do corpo, Higiene, cuidados, Saúde;
  •  Diferenças entre os animais selvagens, aquáticos, aéreos e domésticos, alimentação, Locomoção, sons;
  • Músicas diversas relacionadas ao tema;
  • Expressão corporal por meio de gestos e linguagem oral (imitação de animais);
  •  A família e os bichos de estimação: Listagem e imagens;
  •  Formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo);
  • Classificação dos animais: Repteis, Anfíbios, mamíferos, aves, peixes e insetos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

  • Jogos e brincadeiras diversos;
  • Calendário;
  • Maquete de fazenda com animais, plantas e outros;
  • Sequencia de figuras;
  • Na roda da conversa ler textos, histórias, adivinhações e fábulas de animais;
  • Falar das diferenças e necessidades dos seres vivos;
  • Contato com pequenos animais (suas características);
  • Brincadeiras que explorem higiene, saúde, Dramatizações, mímicas e alimentação;
  • Recortes, pinturas, colagens, dobraduras, massa de modelar relacionadas ao tema;
  • Lista de animais;
  • Desenhos dirigidos e espontâneos;
  • Confecções de Máscaras, móbiles, fantoches, cartazes, dedoches e o caderno de receitas;
  • Pesquisas, observação e manuseio de livro e revistas;
  • Produção de texto;
  • Passeios relacionados ao tema;

  • Escrita espontânea;
  • Uso do tangran;
  • Coleta dados por meio de pesquisas e observações;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Desenvolver atividades matemáticas;
  • Através de movimentos, músicas, dança e imitações;
  • Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações;
  • Elaboração de cartazes, álbuns, painéis, jogos;
  • Utilização de materiais de largo alcance;
  • Questionamentos pertinentes que apontem para a caracterização de determinado 
  • Demonstração de animais.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
         Livros, revistas e jornais; CDs/ som; Televisão/filmes; Sucatas; Papéis diversos; Folhas xerocadas; Tintas e pincéis; Lápis coloridos e giz de cera; Hidrocor; Máquina fotográfica; Painéis; Livros de literatura infantil; Cola; Tesoura; Fichas, figuras; Recorte de formas geométricas; Material de largo alcance; Tnt; Cola de isopor; Bastão e pistola de Cola quente; Outros conforme a necessidade.

AVALIAÇÃO:
          Será contínua, através da observação diária do comportamento da 
criança, em seu desempenho de suas atividades, no desenvolvimento 
da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem; nas relações e 
manifestações com os amigos e educadores; dificuldades e suas expressões 

relacionadas ao seu desenvolvimento.
          Nas atitudes positivas ou negativas com relação às atividades e na 
capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:

AMORIM, Greic. Projeto: AMADOS ANIMAIS. Ago 23, 2008. Disponível 
em <http://cantinholudico.forumeiros.com/t50-projeto-amados-animais>
Acessado em 03 de Junho de 2012.

GODINHO, Ivone Tagliasacchi. São Roque. Animais. 
Disponível em 
<http://saoroqueligado.sp.gov.br/WebModuleSme/itemMenuPaginaConteudoUsuarioAction.do?actionType=mostrar&idPaginaItemMenuConteudo=5337>. Acessado em 03 de Junho de 2012.


ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO:

  • Apresentação do projeto com cartaz;
  • Rodas de conversas;
  • Dança com máscaras de animais;
  •  Músicas que envolvem movimentos e sons dos animais;
  • Listar nomes de animais que conhecem e outros que não conhecem;
  • Histórias variadas: lidas e dramatizadas;
  • Confecção de móbiles;
  • Confecção do cartaz: aquário com pintura e dobradura do peixe, música peixe vivo;
  • Brincadeiras direcionadas: pato na lagoa, qual é o bichinho e me empresta sua casa;
  • Confecção do cartaz e roda de conversa sobre os animais selvagens e domésticos com pesquisa recorte e colagem;







  • Confecção de cartaz e roda de conversa sobre os animais que voam, andam, nadam e arrastam;
  • Introdução da vogal O relacionando-o aos animais; 
  •  Introdução do número 4 relacionado-o aos animais;
  • Confecção do cartaz: animais esquisitos;
  • Adivinhas;
  • Desenho e pintura;
  • Maquete: sitio do seu Lobato;
  • Confecção dos animais com o tangram e as formas geométricas: triângulo, circulo e quadrado;
  • Jogo da memória;

  • Demonstração de animais: pintinho, jabuti, cachorrinho, porquinho da índia e gatinho em sala e confecção do cartaz sobre os mesmos;
  • TV: imagens de uma grande variedade de animais e filme com os sons e movimentos de animais e outros sons do mundo;

  • Gincana dos animais, meninos versos meninas: corrida do sapo, coelho, canguru, tartaruga, jogo da forca, jogo de argola, estátua dos animais e agarre o chapéu mágico;
  • Passeio observando os animais;
  • Brincadeiras livres no pátio e em sala;
  • Durante o desenvolvimentos de todas estas atividades foram adicionadas: contagem, lateralidade, cores, noções de espaço e tempo, maior/menor, grande/pequeno, igual/diferente, fora/dentro, perto/longe e outros;



  • Culminância do projeto com exposição de todos os trabalhos desenvolvidos, apresentação da peça teatral: O casamento da dona baratinha e poema: lindas borboletas de Regina C. Villaça Lima para toda a unidade escolar.




HISTÓRIAS VARIADAS.




AQUÁRIO E MÚSICA PEIXE VIVO. 
                 

    ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS.

     LISTA DE ANIMAIS.


     MURAL DOS ANIMAIS.
           
 
ANIMAIS COM FORMAS GEOMÉTRICAS








GINCANA DOS ANIMAIS.
Jogo da forca com os animais.


A forca.

Corrida do sapo.

Jogo da argola.

Agarre o chapéu mágico.




DEMONSTRAÇÃO DE ANIMAIS EM SALA E FORA DELA.

 ANIMAIS ESQUISITOS.







MÓBILES DE ANIMAIS SELVAGENS, DOMÉSTICOS, QUE VOAM, NADAM, ARRASTAM E PULAM.


VOGAL E NÚMERO.


ADIVIMHAS.
 
 
 
 


GIRAFA MEDIDAS.


PASSEIO OBSERVANDO OS ANIMAIS E PINTURAS COM VARIEDADES DE OBJETOS.

JOGO DA MEMORIA, OBSERVAÇÃO DOS ANIMAIS E OUTROS.
 



 
CULMINÂNCIA DO PROJETO: AMADOS ANIMAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Outras turmas apreciando os trabalhos e as apresentações.

Os atores do Maternal I "A"

O casamento da dona baratinha.

O casamento da dona baratinha.

Lindas borboletas de Regina C. Villaça.

Lindas borboletas de Regina C. Villaça.