CRECHE PAROQUIAL SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS
Turmas: Galinha pintadinha (Maternal I “A”), Patati Patatá (Maternal I “B”), Mickey e Minnie (Berçário) e Ursinho Pooh (Maternal II)
Turno: integral
Eixo de saberes e conhecimento: A criança, o cuidado e o conhecimento de si e do outro;
A criança e a linguagem do brincar; A criança e a linguagem corporal; A criança e a linguagem
oral e escrita; A criança e a linguagem plástica; A criança e a linguagem musical;
A criança a natureza e a sociedade e A criança e a linguagem matemática.
Educadora responsável: Vanilza Ribeiro
Gestora: Maria Aparecida de Jesus
CP: Leidiane Pegorari
Coordenadora de apoio: Debora Guida
Duração: 10/08 a 31/08/2015
Ano: 2015
PROJETO: "O FOLCLORE"
Enfatizando o tema Folclore enquanto conjunto de manifestações culturais passadas de geração em geração, as crianças com sua curiosidade espontânea, contam e ouvem histórias e estórias, lendas, parlendas e trava-línguas. O Saci Pererê transformou-se, de repente em personagem habitual nas salas de aula e passeia pelos corredores da escola. A fantasia e o imaginário misturam-se com a realidade, compondo um cenário de pura criatividade.
O folclore é a expressão mais forte da maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo. Sendo assim ele é considerado riquíssimo, pois é formada por variadas contribuições europeia, africana e indígena. Entre elas, podemos citar a folia de reis, o bumba-meu-boi, o balaio, as cirandas, os fandangos, o pau-de-fita, e o pezinho, danças que foram trazidas pelos portugueses; as congadas e os maracatus, pelos africanos; e os caboclos, o caboclinho e o caipó, pelos índios. Os contos, as lendas, as histórias, os provérbios, os ditos populares, os mitos, as cantigas de rodas, as superstições e muito mais são transmitidos oralmente, de pais para filhos, de avós para netos, de vizinhos para vizinhos... Como história do Uirapuru, da Vitória-Régia, da Iara, do Curupira, do Saci-Pererê, da Mula-sem-Cabeça, do Negrinho do Pastoreio, entre outas lendas.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". (Xavier)
Levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
OBJETIVO GERAL
- Proporcionar aos alunos atividades socioculturais e ambientais, incentivando a criatividade, socialização da criança sobre o folclore. Sendo assim o projeto possibilitará trabalhar lendas, provérbios músicas, adivinhações, comidas típicas danças preservando o folclore e a nossa cultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Resgatar e valorizar a nossa cultura;
- Desenvolver e estimular a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual
- Estimular o ritmo, a criatividade, a imaginação, o conhecimento, o resgate e o prazer pelas cantigas de roda, músicas e brincadeiras folclóricas;
- Incentivar a escrita das crianças mesmo não sabendo ler e escrever convencionalmente.
CONTEÚDO
Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de:
- Lendas, Parlendas, Contos;
- Histórias, Provérbios, Ditos populares;
- Cantigas de roda, Musicas;
- Brincadeiras, Jogos;
- Trava-línguas, Advinhas, Poesias;
- Pesquisas;
- Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, oficinas de brinquedos: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva de acordo com a faixa etária da turma e com a interação professor e crianças onde pesquisarão, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos, etc.); e histórias que ilustrem o tema proposto; Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem; Contar ou ler as histórias e lendas dos personagens folclóricos, explicando suas características físicas, seus valores, e suas atitudes; Desenho livre de personagens do folclore; Trabalhar trava-línguas, o que é o que é e parlendas; Formas geométricas, com desenhos dos personagens do folclore; Jogos diversos; Modelagem com massinha ou argila; Cantigas de rodas e músicas folclóricas; Confecção de brinquedos folclóricos e o livro meu folclore; Brincadeiras folclóricas; Recorte e colagem; Apresentações teatrais; Assistir filmes com os personagens folclóricos e outros conforme a necessidade e as atividades propostas.
RECURSOS
Revistas; Livros; Livros de histórias infantis; Cartazes; Colas diversas (colorida, isopor, branca, glitter); Tesoura; Histórias (baú da história, mala da história, mala viajante, fantoches e muito mais); Papéis diversos (crepom, E.V.A, color set, laminado, cartão, cartolina, Papel A4, etc.); Computador; Televisor; D.V.D; Vídeos; som; cd; Fotos; Giz de cera; Lápis de cor; Canetinha Hidrocor; Caneta; Tintas diversas; Borracha T.N.T; Barbante; Materiais recicláveis (garrafa pet, cabo de vassoura, palito de picolé, Palitos de churrasco, papelão, embalagens e etc.) e outros de acordo com as metodologias propostas em cada atividade planejada.
CULMINÂNCIA
Momento cultural com apresentações teatrais, saborear comida típica (paçoca de amendoim) e dos trabalhos realizados e confeccionados pelas crianças para os pais, crianças, corpo escolar e visitantes.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas, tanto individuais como coletivas; da capacidade de cooperação; do comportamento; dos hábitos de trabalho; do relacionamento com os amigos e professora, das atitudes e sobre os pontos positivos e negativos do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- PINTO Gerusa Rodrigues e LIMA Regina Célia Villaça Lima. Dia- a - Dia do Professor: Maternal 1º e 2º períodos. Editora FAPI. 11ª edição. Volume 3. 2008.
- Ensinar aprender aprender ensinar. Projeto folclore na educação infantil, disponível em <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/projeto-folclore-na-educacao-infantil.html >. Acessado no dia 25 de julho de 2015 às 20hs.
- BARGAS, Carmen Silva Matias e CONCEIÇÃO, Maria Ester da Silva e Secretaria de Educação de São Paulo. PROJETO: FOLCLORE. Disponível em <http://www.espacoeducar.net/2012/07/projeto-folclore-para-educacao-infantil.html>. Acessado no dia 25 de julho de 2015 às 22hs.
- LURDES, Elizete Carvalho Maciel e GOMES, Mariano Mendes Roseli Velozo. Projeto Folclore na Escola Chapeuzinho Vermelho. Disponível em <http://www.espacoeducar.net/2012/07/projeto-folclore-na-escola-chapeuzinho.html> Acessado no dia 25 de julho de 2015 às 22h30min min.
- SOUZA, Maristela. PROJETO FOLCLORE. Disponível em <http://www.pragentemiuda.org/2013/07/projeto-folclore-objetivos.html> Acessado no dia 25 de julho de 2015 às 23hs.
- RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos, eventos escolares: Arte na Pré-escola e no Ensino Fundamental. Editora IEMAR. Volume 06. 2003
RELAÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A TURMA DA GALINHA PINTADINHA (MATERNAL I)
- Apresentação do nome do projeto e as atividades que iriam acontecer durante o seu desenvolvimento;
- Seção cineminha: conhecendo e relembrando os personagens folclóricos;
- Construção de alguns personagens e brinquedos da nossa cultura;
- Brincadeiras com os objetos construídos pelas crianças;
- Brincar com brincadeiras e brinquedos folclóricos;
- Construção coletiva de cartazes: músicas, trava línguas, parlendas, adivinhas e outros;
- Escrita das crianças mesmo não sabendo ler e escrever convencionalmente;
- Relacionar o tema com o dia a dia, ou seja, a realidade da criança (Sitio do pica-pau amarelo e outros) em forma de diálogo e maquete;
- Pesquisa, estudo e preparo de comidas típicas;
- Relacionar o tema com o dia a dia, ou seja, a realidade da criança (passeio pelo bairro da creche-comunidade local);
- Exposição de todas as atividades desenvolvidas em sala para apreciação;
- Momento cultural com apresentações teatrais, saborear comida típica (paçoca de amendoim) e dos trabalhos realizados e confeccionados pelas crianças para os pais, crianças, corpo escolar e visitantes.
Curupira |
Mula sem cabeça |
Bumba meu boi |
Boitatá |
Boto cor de rosa |
Iara |
Saci |
Cuca |
Brincando com os personagens! |
Confeccionando! |
Brincando com os personagens! |
Seção cineminha! |
Música: o Saci! |
Cuidado com a natureza! |
Cuidado com a natureza! |
Adivinha! |
Parlenda! |
Parlenda e trava língua! |
Receita! |
Construindo brinquedos! |
Brincadeiras! |
Brinquedos! |
Construindo brinquedos! |
Brincadeiras! |
Brincadeiras! |
Brincadeiras! |
a realidade da criança! |
a realidade da criança! |
Culminância: saborear e apreciar! |
Apresentação do projeto ás crianças de outra instituição! |
Culminância: brincadeira e dança! |
Apresentação do projeto ás crianças de outra instituição! |
Minha filha encantada com os objetos expostos! |
Com este projeto fui classificada como destaque no Estado do Tocantins na categoria creche (PREMIO PROFESSORES DO BRASIL).
ResponderExcluir