CRECHE
MUNICIPAL VALDIRENE LUSTOSA SANTOS DE SOUZA
Turma:
Peixinho da Maré (maternal I “A”)
Turno: integral Eixos de saberes e conhecimento: A criança e a linguagem oral e escrita; A criança e a linguagem plástica; A criança a natureza e a sociedade.
Educadora regente: Vanilza Ribeiro
Professoras auxiliares: Lucineide, Lanna, Naiane e Andrezza
Gestora: Maria Aparecida de Jesus
CP: Leidiane Pegorari
Secretaria: Débora
Coordenadora de apoio: Ozilene
Período: seis meses
Ano:2016
PROJETO “O INCRÍVEL MUNDO DOS PEIXES”
JUSTIFICATIVA
As crianças pequenas tem um grande interesse por
animais. O projeto “O incrível mundo dos peixes” proporcionará esse contato ao
promover uma postura investigativa por meio de várias construções e manipulação
de diversos recursos, inclusive de pesquisas (revistas, livros e textos
informativos). A produção do painel entra com a função de sistematizar o
conhecimento produzido, privilegiando, portanto o que as crianças produzem de
seu jeito e forma significativa.
OBJETIVO
GERAL
Valorizar
o lugar onde se vive, enfocando de modo especial os cuidados e a importância do
zelo.
Proporcionar
a compreensão sobre a importância dos animais, os cuidados básicos dispensados
para a sua sobrevivência, bem como a valorização e preservação do meio
ambiente.
OBJETIVO
ESPECIFICO
Ø Ampliar
o conhecimento sobre a variedade de espécies, características, semelhanças,
diferenças, hábitos, sons e habitat dos peixes;
Ø Seleção
de fontes de pesquisa por meio de leituras diversas e outras fontes de
pesquisa; uso da escrita como recurso de sistematização; uso da escrita e da
oralidade como meio de socialização dos conhecimentos adquiridos e ampliar
hipóteses de leitura/escrita;
Ø Técnicas
e materiais: desenho, pintura com materiais diversos; recorte e colagem,
confeccionar jogos, brinquedos e modelagem;
Ø Conhecer
vida e obra do artista plástico Romero Brito e apreciar algumas de suas obras;
Ø Conhecimento
dos cuidados básicos de peixes de aquário, por meio de observação e sua
criação;
Ø Desenvolver
o cuidado e o respeito pelos animais e a natureza.
CONTEUDO
Ø Roda
de conversa;
Ø Músicas;
Ø Pesquisa,
recorte e colagem;
Ø Leitura
de imagem;
Ø Desenho
livre e direcionado;
Ø Discriminação
auditiva e visual;
Ø Leitura
feita pelo professor;
Ø Historia;
Ø Vida
de artistas e suas obras- Romero Britto;
Ø Oficina
de criação: Dobraduras, pinturas e outros;
Ø Variedade
de espécies, características, semelhanças e diferenças, hábitos, sons e habitat
dos peixes.
DESENVOLVIMENTO
Apresentar
o aquário com peixinhos (dar um nome a ele, alimentá-lo todos os dias e limpar
semanalmente seu aquário). O peixinho nos acompanhará durante o semestre.
Observar
o corpo do peixe, suas cores, conversar sobre onde eles vivem, do que necessitam
para viver, o que eles comem, utilidade dos peixes (nossa alimentação), importância
da água limpa para nós e para os peixes (poluição dos rios, mares). Explicar os
diferentes tipos de peixe (tamanhos, água salgada, água doce, os que podemos
comer). Confecções diversas (dobraduras, desenhos diversos. pintura e colagem,
teatro, peixes com material reciclável
diverso, aquários de peixes com materiais recicláveis diversos, colar
e desenhar a paisagem em que eles se encontram). Conhecer o nome do peixe,
identificando sua primeira letra - P. Cantar músicas relacionadas a peixe (A
canoa virou, Cristo fez os peixes e outros). Fazer desenhos diversos.
ETAPAS:
Primeira etapa
ATIVIDADES
|
ENCAMINHAMENTOS
|
1. Apresentação do projeto O INCRÍVEL MUNDO DOS PEIXES. Aquário com
pequenos peixes e observá-los.
|
Levar para a sala alguns peixinhos e em roda da
conversa deixar que apontem as características que eles veem nos peixinhos, e
conduzi-los durante a conversa anotando em cartaz todas as perguntas que
surgirem.
|
2. Construção de um quadro com os dizeres: "O
que sabemos". "O que queremos descobrir" e "O
que aprendemos".
|
Na roda de conversa
deixar que as crianças falem e ao mesmo tempo anotação em cartaz com os
dizeres: "O que sabemos". "O que queremos
descobrir" e "O que aprendemos". Esse quadro deve
ser preenchido à medida que o projeto for sendo desenvolvido;
|
Segunda etapa
ATIVIDADES
|
ENCAMINHAMENTOS
|
1. Pesquisa, recorte e colagem.
|
Na roda de conversa juntos, no computador,
pesquisar as respostas para as perguntas que surgiram e algumas curiosidades
sobre os peixes. Construção de um cartaz e fichas de informações.
|
2. Leitura de imagens
|
Na roda de conversa mostrar imagens dos variado
tipos de peixes e comparar seus tamanhos classificando-as em ordem crescente.
|
3. Observações concretas
|
Roda de conversa, observações diversas, comparações com as informações
que já descobrimos sobre os peixes através de um peixe real onde as crianças
observarão, sentirão e saborearão.
|
4. Pesos e medidas.
|
Pesar e medir
cada criança comparando com o tamanho e o peso do maior e do menor peixe;
(Representar o peso das crianças escrito no cantinho dos pesos e alturas)
|
5. Vida
de artistas e suas obras
|
Romero Britto – Peixe (1), dittie fish, boom fish e Deep In Love II (releituras)
|
6.
Brincadeira direcionada
|
Pescaria
com peixes de papel e numerados na caixa de areia; pescaria com peixes de
tampas de variadas cores e tamanhos na água.
|
Variedade de espécies, características, semelhanças e
diferenças, hábitos, sons e habitat dos peixes.
|
Terceira etapa
ATIVIDADES
|
ENCAMINHAMENTOS
|
1. Discriminação
auditiva e visual
|
Filme:
procurando Nemo, músicas e vídeos;
|
Oficina
de criação
|
Montar um jogo da memória e outro de quebra
cabeça com gravuras de peixes;
Dobradura do peixe;
Desenho
livre e direcionado;
Pintura
e colagem;
Desenho
sombreado com peixe;
Desenho
coletivo construído pelas crianças;
Teatro: apresentação da história do peixinho arco-íris;
Peixes com material reciclável diverso;
Aquários de peixes com garrafas peti e outros materiais
recicláveis diversos;
Álbum de figurinhas: peixes (imagens, informações
sobre os mesmos e desenho).
|
Leitura
feita pelo professor
|
Histórias: o peixinho pixote, o peixinho azul, o peixe arco-íris e outras;
Ficas de informações sobre os peixes;
Texto coletivo construído pelas crianças
(professora como escriba)
|
Quarta etapa
ATIVIDADES
|
ENCAMINHAMENTOS
|
Culminância
|
Exposição dos trabalhos realizados pelas
crianças.
|
RECURSOS
Revistas;
Livros; Livros de histórias infantis; Cartazes; Colas diversas (colorida,
isopor, branca, glitter); Tesoura; Histórias (baú da história, mala da
história, mala viajante, fantoches e muito mais); Papéis diversos (crepom,
E.V.A, color set, laminado, cartão, cartolina, Papel A4, etc.); Computador;
Televisor; Vídeos; som; cd; Fotos; Giz de cera; Canetinha Hidrocor; Caneta;
Tintas diversas; T.N.T; Barbante; Materiais recicláveis (garrafa pet, cabo de
vassoura, palito de picolé, Palitos de churrasco, papelão, embalagens e etc.) e
outros de acordo com as metodologias propostas em cada atividade planejada.
CULMINANCIA
Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças.
AVALIAÇÃO
A avaliação será continua através da participação
durante as atividades propostas, tanto individuais como coletivas; da
capacidade de cooperação; do comportamento; do relacionamento com os amigos e
professora.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
AMORIM,
Greic. Projeto: AMADOS
ANIMAIS. Ago 23, 2008. Disponível em <http://cantinholudico.forumeiros.com/t50-projeto-amados-animais>.
Acessado em 03 de Junho de 2012.
GODINHO, Ivone Tagliasacchi. Animais.
Disponível em
<http://saoroqueligado.sp.gov.br/WebModuleSme/itemMenuPaginaConteudoUsuarioAction.do?actionType=mostrar&idPaginaItemMenuConteudo=5337>.
Acessado em03 de Junho de 2012.
EVANGELISTA,
Cristina. Projeto: a descoberta do fundo do mar. Disponível
em <http://euevaeducacao.blogspot.com.br/2013/01/projeto-descoberta-do-fundo-do-mar.html>. Acessado em 03 de Junho de 2016.
Projeto peixe do aquário. Disponível
em <http://contareeducar.blogspot.com.br/2011/10/projeto-peixe-do-aquario.html>. Acessado em 03 de Junho de 2016.
PINTO, Gerusa Rodrigues;
LIMA, Regina Cecília Villaça. O dia-a-dia do professor. 11ª edição, Vol 4. Belo
Horizonte – MG. Fapi LTDA.
Apresentação do projeto com observação e conversa! |
Apresentação do projeto com observação e conversa! |
Conversa, observação e cuidados com os peixinhos! |
Brincadeira: pescaria com tampas e noção de contagem! |
Conversa, observação e noções de contagem, quantidade e tamanho! |
Brincadeira: pescaria com peixes de papel e noção de contagem! |
Fantoche de balão: história "o peixinho pixote" e "o peixinho azul"! |
Materiais para a confecção do peixe ( folhas secas triturada, farinha colorida, giz de cera ralado e papel de revista picado! |
confeccionando o peixe! |
Adicionando as legendas com as partes ditados pelas crianças e eu como escriba! |
Anatomia externa do peixe confeccionado e exposto na sala! |
Inicio do estudo e atividades da música CRISTO FEZ OS PEIXES! |
Termino do estudo e atividades da música CRISTO FEZ OS PEIXES! |
Inicio da confecção do cartaz (pintura) sobre a preservação do meio ambiente (rios)! |
Continuação da confecção do cartaz (colagens e pintura) sobre a preservação do meio ambiente (rios)! |
Continuação da confecção do cartaz (colagens e pintura) sobre a preservação do meio ambiente (rios)! |
Cartaz pronto e exposto sobre a preservação do meio ambiente (rios)! |
Cartaz pronto e apreciação: preservação do meio ambiente (rios)! |
Texto e desenho coletivo produzido com as crianças e eu como escriba! |
Realizando a releitura de algumas obras de Romero Britto! |
Releituras prontas e expostas (algumas obras de Romero Britto)! |
Confeccionando o álbum de figurinhas sobre os peixes! |
Realizando a leitura do álbum de figurinhas sobre os peixes! |
Os álbuns de figurinhas sobre os peixes! |
Estudando o peixe! |
Estudando o peixe (roda de conversa, pegar, sentir e saborear)! |
Assistindo o filme escolhido por eles (procurando Nemo)! |
Apresentação da história: O PEIXINHO ARCOÍRIS! |
Apresentação da história: O PEIXINHO ARCOÍRIS! |
Final da apresentação da história O PEIXINHO ARCOÍRIS (hora do abraço)! |
BEM VINDOS AO INCRÍVEL MUNDO DOS PEIXES: culminância (porta de entrada da sala)! |
O projeto e desenho do peixe com interferência (metade de um circulo)! |
Desenho do peixe com interferência (metade de um circulo)! |
Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças! |
Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças! |
Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças! |
Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças! |
Apreciação (pais e comunidade escolar e outros) dos trabalhos realizados pelas crianças! |
Apreciação (pais e comunidade escolar e outros) dos trabalhos realizados pelas crianças! |
Apreciação (pais) dos trabalhos realizados pelas crianças! EM BREVE MAIS ALGUMAS FOTOS |
Que projeto lindo. Amei. Vocês estão de parabens.....
ResponderExcluirObrigada
ExcluirNossa, quanta dedicação e comprometimento com a educação. Lindo😍 Amei. Parabéns
ResponderExcluirObrigada
ExcluirAmeeeei! Parabéns :)
ResponderExcluir