sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto: Amados animais e a Educação Infantil

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOSEFA DE ALMEIDA COSTA
Turma: Maternal I “A”
Gestora: Naira Caetano
Coordenadora pedagógica: Elisabete Dias
Secretária: Rosilene
Coordenadora de apoio: Neuda                                                              
Educadora regente: Vanilza Ribeiro
Educadoras auxiliares: Neuzely, Taísa, Ivone e Ana Caroline
Ano: 2012
Duração: 01/10 a 31/10/2012

PROJETO: AMADOS ANIMAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA: 
              Os animais despertam o interesse natural das crianças desta faixa 
etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. 
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os 
animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano 
(desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um 
importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.  
É desta forma que percebemos que tudo o que fazemos interfere no 
meio ambiente, desde o que comemos o que vestimos, onde moramos como nos 
relacionamos com plantas, animais e com os outros. É preciso entender 
a importância do meio em nossa vida. Por esta razão A total importância 
de se trabalhar este projeto.

HABILIDADES E COMPETêNCIAS:
  •   Identificar os diversos animais apontando para sua diversidade, principais características (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
  • Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  • Saber identificar: domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos e habitat dos animais.
  •   Preocupar-se com a preservação da natureza;
  • Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
  •  Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças).
CONTEÚDOS:
  •  Receitas;
  • Jogos diversos;
  • Datas comemorativas;
  •  Leituras diversas: Fábulas, poemas e poesias, histórias, informativas, adivinhas;
  •  Cores, vogais e números;
  •  Textura, tamanho, altura e comprimento, peso, Temperatura, Maior e menor;
  • Orientação espaço- tempo;
  • Numerais associados à quantidade (leitura e escrita);
  • Confecções de Painéis com animais em tangram;
  •  Dobraduras simples;
  • Partes do corpo, Higiene, cuidados, Saúde;
  •  Diferenças entre os animais selvagens, aquáticos, aéreos e domésticos, alimentação, Locomoção, sons;
  • Músicas diversas relacionadas ao tema;
  • Expressão corporal por meio de gestos e linguagem oral (imitação de animais);
  •  A família e os bichos de estimação: Listagem e imagens;
  •  Formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo);
  • Classificação dos animais: Repteis, Anfíbios, mamíferos, aves, peixes e insetos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Jogos e brincadeiras diversos;
  • Calendário;
  • Maquete de fazenda com animais, plantas e outros;
  • Sequencia de figuras;
  • Na roda da conversa ler textos, histórias, adivinhações e fábulas de animais;
  • Falar das diferenças e necessidades dos seres vivos;
  • Contato com pequenos animais (suas características);
  • Brincadeiras que explorem higiene, saúde, Dramatizações, mímicas e alimentação;
  • Recortes, pinturas, colagens, dobraduras, massa de modelar relacionadas ao tema;
  • Lista de animais;
  • Desenhos dirigidos e espontâneos;
  • Confecções de Máscaras, móbiles, fantoches, cartazes, dedoches e o caderno de receitas;
  • Pesquisas, observação e manuseio de livro e revistas;
  • Produção de texto;
  • Passeios relacionados ao tema;
  • Escrita espontânea;
  • Uso do tangran;
  • Coleta dados por meio de pesquisas e observações;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Desenvolver atividades matemáticas;
  • Através de movimentos, músicas, dança e imitações;
  • Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações;
  • Elaboração de cartazes, álbuns, painéis, jogos;
  • Utilização de materiais de largo alcance;
  • Questionamentos pertinentes que apontem para a caracterização de determinado 
  • Demonstração de animais.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
         Livros, revistas e jornais; CDs/ som; Televisão/filmes; Sucatas; Papéis diversos; Folhas xerocadas; Tintas e pincéis; Lápis coloridos e giz de cera; Hidrocor; Máquina fotográfica; Painéis; Livros de literatura infantil; Cola; Tesoura; Fichas, figuras; Recorte de formas geométricas; Material de largo alcance; Tnt; Cola de isopor; Bastão e pistola de Cola quente; Outros conforme a necessidade.

AVALIAÇÃO:
          Será contínua, através da observação diária do comportamento da 
criança, em seu desempenho de suas atividades, no desenvolvimento 
da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem; nas relações e 
manifestações com os amigos e educadores; dificuldades e suas expressões 
relacionadas ao seu desenvolvimento.
          Nas atitudes positivas ou negativas com relação às atividades e na 
capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:

AMORIM, Greic. Projeto: AMADOS ANIMAIS. Ago 23, 2008. Disponível 
em <http://cantinholudico.forumeiros.com/t50-projeto-amados-animais>
Acessado em 03 de Junho de 2012.

GODINHO, Ivone Tagliasacchi. São Roque. Animais. 
Disponível em 
<http://saoroqueligado.sp.gov.br/WebModuleSme/itemMenuPaginaConteudoUsuarioAction.do?actionType=mostrar&idPaginaItemMenuConteudo=5337>. Acessado em 03 de Junho de 2012.

ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO:
  • Apresentação do projeto com cartaz;
  • Rodas de conversas;
  • Dança com máscaras de animais;
  •  Músicas que envolvem movimentos e sons dos animais;
  • Listar nomes de animais que conhecem e outros que não conhecem;
  • Histórias variadas: lidas e dramatizadas;
  • Confecção de móbiles;
  • Confecção do cartaz: aquário com pintura e dobradura do peixe, música peixe vivo;
  • Brincadeiras direcionadas: pato na lagoa, qual é o bichinho e me empresta sua casa;
  • Confecção do cartaz e roda de conversa sobre os animais selvagens e domésticos com pesquisa recorte e colagem;
  • Confecção de cartaz e roda de conversa sobre os animais que voam, andam, nadam e arrastam;
  • Introdução da vogal O relacionando-o aos animais; 
  •  Introdução do número 4 relacionado-o aos animais;
  • Confecção do cartaz: animais esquisitos;
  • Adivinhas;
  • Desenho e pintura;
  • Maquete: sitio do seu Lobato;
  • Confecção dos animais com o tangram e as formas geométricas: triângulo, circulo e quadrado;
  • Jogo da memória;
  • Demonstração de animais: pintinho, jabuti, cachorrinho, porquinho da índia e gatinho em sala e confecção do cartaz sobre os mesmos;
  • TV: imagens de uma grande variedade de animais e filme com os sons e movimentos de animais e outros sons do mundo;
  • Gincana dos animais, meninos versos meninas: corrida do sapo, coelho, canguru, tartaruga, jogo da forca, jogo de argola, estátua dos animais e agarre o chapéu mágico;
  • Passeio observando os animais;
  • Brincadeiras livres no pátio e em sala;
  • Durante o desenvolvimentos de todas estas atividades foram adicionadas: contagem, lateralidade, cores, noções de espaço e tempo, maior/menor, grande/pequeno, igual/diferente, fora/dentro, perto/longe e outros;
  • Culminância do projeto com exposição de todos os trabalhos desenvolvidos, apresentação da peça teatral: O casamento da dona baratinha e poema: lindas borboletas de Regina C. Villaça Lima para toda a unidade escolar.



HISTÓRIAS VARIADAS.


AQUÁRIO E MÚSICA PEIXE VIVO. 
                 

    ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS.

     LISTA DE ANIMAIS.


     MURAL DOS ANIMAIS.
           
 
ANIMAIS COM FORMAS GEOMÉTRICAS

GINCANA DOS ANIMAIS.
Jogo da forca com os animais.


A forca.

Corrida do sapo.

Jogo da argola.

Agarre o chapéu mágico.



DEMONSTRAÇÃO DE ANIMAIS EM SALA E FORA DELA.

 ANIMAIS ESQUISITOS.



MÓBILES DE ANIMAIS SELVAGENS, DOMÉSTICOS, QUE VOAM, NADAM, ARRASTAM E PULAM.


VOGAL E NÚMERO.


ADIVIMHAS.
 
 
 
 


GIRAFA MEDIDAS.


PASSEIO OBSERVANDO OS ANIMAIS E PINTURAS COM VARIEDADES DE OBJETOS.

JOGO DA MEMORIA, OBSERVAÇÃO DOS ANIMAIS E OUTROS.
 

CULMINÂNCIA DO PROJETO: AMADOS ANIMAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Outras turmas apreciando os trabalhos e as apresentações.

Os atores do Maternal I "A"

O casamento da dona baratinha.

O casamento da dona baratinha.

Lindas borboletas de Regina C. Villaça.

Lindas borboletas de Regina C. Villaça.

















30 comentários:

  1. Parabens muito lindo seu trabalho q vc possa continuar assim criativa e cheia de animação no seu trabalho, pois é notavel que vc ama o q faz parabens

    ResponderExcluir
  2. Parabens que trabalho maravilhoso!!!!!!.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. AMEI SEU PROJETO,GOSTARIA QUE VOCÊ MANDASSE PARA MIM TODAS AS ATIVIDADE QUE VOCÊ FEZ. SOU PROFESSORA DO GRUPO 4 COMEÇAREI A TRABALHAR COM O PROJETO ANIMAIS DA FAZENDA E O SEU ESTAR PERFEITO

    ResponderExcluir
  5. Você faz um excelente trabalho com a educação infantil, fiquei fascinada com foi desenvolvida as atividades. Parabéns, a EDUCAÇÃO está precisando de pessoas assim como vocês, boa sorte!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Lindo o seu trabalho. Estão de parabéns!O nosso país está precisando de mais docentes assim como vocês.

    ResponderExcluir
  7. Olá sou professora de ed.Infantil e adorei o projeto dos animais vou tirar várias idéias para minha turma. Aproveito para indicar o projeto de dois cds infantis "Jequitiranaboia e o Essa é pra Tocar na Escola" entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br

    Profª Ana Lucia Lemes

    ResponderExcluir
  8. Sou professora da educação infantil e vou trabalhar com minha turma "os animais". Parabéns pelo seu projeto, está lindo !

    Profª Rosely Silvestre

    ResponderExcluir
  9. Lindo trabalho,a educacao precisa de pessoas assim comprometidas para fazer brilhar o futuro das nossas criancas.

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu trabalho bastante produtivo.Sou professora do maternal,estou iniciando o projeto meio ambiente com subtema animais aquáticos se puder manda ai algumas atividades.Beijos e PARABÉNS!!!!!!!!sheu_smara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. sem comentários ...perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  12. O projeto ta bem bolado, no entanto você foi infeliz ao fazer o jogo da forca e pendurar a imagem de uma criança!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, criativo e interessante...

    ResponderExcluir
  14. Isso prova que para educar, antes tudo precisa amar...Amar o que faz e amar o próximo.

    ResponderExcluir
  15. Amei seu blog,tudo de bom continue demonstrando o carinho e o amor por sua profissão é dando que se recebe. Parabéns!!!!!!!!!!!Fica na paz deDeus.

    ResponderExcluir
  16. amei seu projeto, ficou maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  17. ADOREI SEU PROJETO E USEI AS ATIVIDADES DOS ADIVINHAS PARA ELABORAR O MEU!!! PARABÉNS E OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO SEU TRABALHO!!!

    ResponderExcluir
  18. Gostei demais do seu trabalho. Será que você poderia me enviar o projeto e as atividades? Trabalho com sala multiseriada e tenho que preparar atividades diferentes para cada faixa etária. Mas o seu projeto e suas atividades abrange todas as idades que trabalho(M1 e M2).Bjssssssssss.henrietearaujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. olá gostaria que me mandasse o seu projeto, quero trabalhar com meus pequenos sobre os animais... bjos

    ResponderExcluir
  20. Ficou maravilhoso vc é 1000 parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo trabalho maravilhoso.......

    ResponderExcluir
  22. SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns! Amei seu projeto também vou seguir trabalhando esse projeto Animais.E também gostaria que me mandasse o seu projeto, pois vou trabalhar com meus pequenos sobre animais.e mais uma vez Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns,sou professora da FE4 e tbm vou iniciar o projeto sobre animais.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, lindo trabalho com a Educação Infantil.

    ResponderExcluir
  26. Muito valoroso esse trabalho, amei tudo.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo trabalho. Gosto muito da educação infantil, assim como você. Trabalhar com animais é muito atrativo e prazeroso para os pequenos, e também para nós professoras.

    ResponderExcluir
  28. ficou bom ,mas vc foi infeliz quando pendurou a imagem da criança na forca./Uma pena...

    ResponderExcluir